quarta-feira, 23 de abril de 2008

Vamos todos celebrar o dia 25 de Abril

Não deixa de ser curioso que o dia 25 de Abril de 1974, que marca o fim do regime ditatorial de Salazar e Caetano e a construção do regime democrático em Portugal, só se celebre em Foz Côa desde que o Partido Socialista conquistou a Câmara Municipal, no acto eleitoral de 2005.
~
Se por um lado é para nós motivo de orgulho termos sido os responsáveis pela instituição desta comemoração no nosso Concelho, por outro, este facto diz muito acerca das pessoas que, de 1974 a 2005 geriram os destinos da Autarquia, nomeadamente a indiferença com que sempre trataram esse dia histórico da nossa nacionalidade.
~
Talvez a maioria dos Fozcoenses não saiba até que, na primeira sessão da Assembleia Municipal, imediatamente a seguir à Revolução dos Cravos, foi rejeitada pelos deputados da época uma Moção de Congratulação pela instituição da Democracia em Portugal. Assim se escreveu, por ventura, uma das páginas da história concelhia que mais envergonha os verdadeiros Fozcoenses. Enquanto que por todo o País alastrava a euforia e o regozijo pela mudança política, em Foz Côa, os representantes do Povo, reunidos no Salão Nobre da Câmara Municipal, expressavam, de forma categórica, o pouco apreço que tinham pela Revolução da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Não admira, por isso, que o nosso camarada Dr. Emílio Mesquita tenha referido publicamente que o 25 de Abril só chegou a Foz Côa com a vitória autárquica do Partido Socialista.
~
Comemoramos pois, pela terceira vez em Foz Côa, o 34º aniversário do 25 de Abril. O sucesso das comemorações anteriores é a prova cabal de que os Fozcoenses são amigos da Liberdade, ainda que isso não agrade a um pequeno grupo de pessoas que preferiam talvez um regime de privilégio, censura e opressão. Vamos todos mostrar-lhes que o seu tempo já passou!
~
25 de Abril, sempre!

Sem comentários: