quinta-feira, 27 de outubro de 2011

BRUNO NAVARRO DISTINGUIDO NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA

Nota de Imprensa - 24 de Outubro de 2011*

Bruno J. Navarro, investigador, mestre em História Contemporânea e deputado à Assembleia Municipal de Vila Nova de Foz Côa, acaba de receber o prémio "O Parlamento e a República", atribuído pela Assembleia da República, no âmbito das comemorações do Centenário da República, à sua obra /Governo de Pimenta de Castro. Um General no Labirinto da I República/.
Na passada Quinta-Feira, dia 19 de Outubro, o autor, participou, ao lado de Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República, e de um conjunto de deputados e investigadores universitários, numa tertúlia realizada no histórico café lisboeta Martinho da Arcada, onde se analisou o ambiente sócio-político daquele regime republicano, interrompido em 1926, pelo golpe militar de 28 de Maio. Na ocasião, a Presidente da Assembleia da República, manifestando a sua satisfação pela forma como decorreu aquele encontro, anunciou a sua intenção de criar um projeto de tertúlias em cafés que aproximem os cidadãos aos deputados, aproximando assim "o Parlamento da vida real" em "tempos de incerteza".
No dia seguinte, decorreram, na Assembleia da República, as cerimónias oficiais de encerramento das comemorações que, além da realização de uma sessão plenária do parlamento, com intervenções de todos os grupos parlamentares, ficaram marcadas pela entrega à Assembleia da República da partitura do Hino Nacional, feita por Artur Santos Silva, o Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República; pela inauguração, nos Passos Perdidos, da exposição "A Assembleia Constituinte e a Constituição de 1911", de que foi comissário o professor de Direito Constitucional Jorge Miranda; pelo lançamento, na Sala da Biblioteca, da reedição da Constituição de 1911, anotada pelo professor de Direito Constitucional Gomes Canotilho; pelo lançamento da obra "Da virtude e fortuna da República ao republicanismo pós-nacional", apresentada pelo bispo do Porto, D. Manuel Clemente; e pela atribuição do diploma do referido prémio a Bruno Navarro.
O júri do prémio, constituído pelos professores catedráticos António Reis (Universidade Nova de Lisboa), José Barata-Moura (Universidade de Lisboa) e João Carlos Espada (Universidade Católica de Lisboa), destacou a relevância daquele trabalho de investigação para a história política parlamentar, sublinhando o seu elevado rigor científico, o seu carácter inovador, o uso adequado da bibliografia disponível e a "qualidade da exposição, que revela clareza e fluidez narrativa".
A obra, que já fora distinguida pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, no âmbito do Programa de Edição de Teses e Dissertações "República e Academia" e pelo Prémio de História Contemporânea -- Dr. Victor de Sá, atribuído pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho, encontra-se neste momento em fase final de edição, com a chancela editorial da Assembleia da República, prevendo-se o seu lançamento oficial para as últimas semanas de Dezembro.
É, assim, com grande satisfação que a Concelhia do Partido Socialista de Foz Côa manifesta ao autor Bruno J. Navarro, militante desta concelhia e membro da Assembleia Municipal de Vila Nova de Foz Côa, as maiores felicitações e manifesta publicamente a sua satisfação por poder contar com o Bruno Navarro na sua militância e na sua dedicação ao PS local.

Sem comentários: