segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UNIVERSIDADE NOVOS DESAFIOS


Domingo, 27 Fevereiro 2011, 14h00 – 19h00

A Universidade Novos Desafios é uma iniciativa que pretende sugerir respostas a um conjunto de questões de interesse para o Distrito.
- Pretende-se criar a “Universidade Novos Desafios”, dotando a Região com uma agenda PS visando Compreender, Assumir e Agir;
- Um período de reflexão entre os militantes, aproveitando os camaradas do distrito que ocupam lugares de destaque nos estabelecimentos de ensino públicos ou privados e em outras instituições do Estado e da sociedade civil.
Com esta iniciativa, o PS pretende mobilizar sectores alargados da sociedade distrital que não desenvolvem uma actividade política ou partidária regular mas que, devido à sua competência em diferentes matérias, são uma preciosa ajuda para se continuar a definir um rumo político, criando a melhor estratégia de forma a solucionar os problemas e desenvolver o distrito.
Pretendemos com esta acção, compreender os problemas concretos, ouvindo os protagonistas e avaliando as políticas. Temos um referencial: os nossos compromissos com a região, assumindo-os, procuramos propostas para questões em aberto ou situações mal resolvidas, agindo junto do Governo, das autarquias, das instituições da administração pública descentralizada, de forma a arranjar soluções.
Só mobilizando os cidadãos com maior sensibilidade do nosso Distrito conseguiremos encontrar os caminhos que o levem a sair das graves situações que atravessa em alguma áreas de desenvolvimento.
Temos neste distrito cidadãs e cidadãos com inteligência, capacidade de iniciativa e vontade de fazerem parte activa das soluções que precisamos.
É com muitos deles que o projecto Novos Desafios vai ser construído, para assim contribuirmos para um distrito mais moderno, mais capaz, mais competitivo, para vivermos numa sociedade mais coesa e solidária.
Nenhuma sociedade avança quando não alimenta um sonho. Chegámos aqui porque houve alguém que não se conformou com situações de passividade, de angústia, de falta de alento, vividas em outros tempos, e olhou mais além e viu novos desafios.
Não há uma receita milagrosa. Lembremo-nos que, para muitos, no passado vingou sempre a ilusão. Não quisemos trocar uma ilusão por outra. Trocámos essa ilusão por uma estratégia.
A Universidade Novos Desafios insere-se num projecto modernizador; numa estratégia politica do PS Guarda para todo o território Distrital, ambicionando dar um salto de desenvolvimento qualitativo, para bem dos 14 concelhos, das muitas freguesias; enfim, para bem de todos os cidadãos e cidadãs do Distrito.
Acreditamos que os tempos que vivemos exigem criação, inovação e decisão. Por isso a Universidade Novos Desafios vai ser o centro do debate Distrital com a sociedade, vai ser o mote para uma política de resultados concretos.

Sem comentários: