segunda-feira, 26 de julho de 2010

Museu do Côa inaugurado sexta-feira pela ministra da Cultura

O Museu do Côa vai ser inaugurado na próxima sexta feira, pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, concluindo um projeto há muito aguardado por quem se opôs à construção de uma barragem, na década de 90.

"A inauguração vai ser no próximo dia 30 de julho, a obra foi entregue, o museu está pronto e em condições de funcionar e os equipamentos estão testados", disse à Agência Lusa Elísio Summavielle.

O Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, cujo investimento rondou os 18 milhões de euros e, segundo Elísio Summaviele, "não teve qualquer derrapagem, o que não é comum em obras públicas", abre finalmente, 3 anos e meio após o início das suas obras, e mais de uma década depois de ter sido anunciado pelo então Governo de António Guterres.

"É o ponto de chegada de um longo caminho de 15 anos", reconheceu o secretário de Estado da Cultura.

Esse caminho foi "marcado por momentos importantes, como a criação do Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC), a elevação a Património da Humanidade, e ainda com a preparação do projeto, depois de alterada a primeira localização do Museu", recorda.

Elísio Summavielle, não tem dúvidas que "neste momento é também um ponto de partida que se abre para PAVC, e para o concelho de Vila Nova de Foz Côa, mas também para os concelhos limítrofes e, para todo um território", considera.

"É uma âncora muito importante do desenvolvimento cultural futuro daquela região", sublinha o secretário de Estado, que foi presidente do antigo Instituto Português de Arqueologia e do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico (IGESPAR) na anterior legislatura.

Para Summavielle, "é um museu que se centra na arte, sobretudo no património do paleolítico, mas não se fica por aí, vai abrir com uma exposição de gravura da FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento", adianta à Lusa.

Elísio Summaviele acredita que este museu deve polarizar tudo aquilo que o referido território já oferece, "como o vinho, o azeite, a amêndoa".

"Para além da atratividade arquitetónica e de conteúdos, o museu vai ter um belíssimo restaurante, com uma paisagem privilegiada, tudo isto, parte de um conjunto que queremos valorizar e assinalar devidamente neste Museu de Arte do Côa", acrescenta.

"Existe um Museu do Douro, agora um Museu do Côa, digamos que se fecha aqui um ciclo, e que este trabalho em rede e em parceria é absolutamente necessário para um turismo que cresce cada vez mais nesta área da cultura e que faz parte estratégica de um desenvolvimento futuro daquela região", sustenta.

A cerimónia de inauguração do Museu do Côa, tem início marcado para as 12h00 de sexta feira, apurou a Lusa junto do Ministério da Cultura.

O Museu do Côa que simula uma "gigantesca pedra" de xisto no betão será o principal ponto de acolhimento do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

A história do processo está marcada pela decisão do Governo de Guterres, pouco depois de ter sido eleito, de suspender da construção da mega barragem na Foz do Côa devido às gravuras rupestres encontradas, entretanto classificadas pela UNESCO em 1998 como Património da Humanidade.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Lusa

Sem comentários: