terça-feira, 18 de maio de 2010

Deputado José Albano Marques visitou obras do novo Museu de Arte e Arqueologia do Côa



Na passada sexta-feira, dia 14 de Maio, o Deputado José Albano deslocou-se à Cidade de Vila Nova de Foz Côa, com o intuito de realizar uma visita às instalações do novíssimo Museu de Arte e Arqueologia do Côa, para melhor se inteirar relativamente a esta infra-estrutura que em muito irá certamente contar para o desenvolvimento económico do Concelho de Vila Nova de Foz Côa.
Acompanhado do Vice Director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico (IGESPAR) – Professor João Pedro Cunha Ribeiro, do Presidente da Comissão Politica Concelhia do PS Foz Côa, Eng. Vítor Magalhães, dos Presidentes de Junta e Vereadores do Concelho de Vila Nova de Foz Côa eleitos nas listas do Partido Socialista, e alguns membros do Secretariado Federativo do Partido Socialista – Guarda, o Deputado José Albano constatou que a obra se encontra praticamente concluída, o que mostra claramente mais um marco dos Governos Socialistas, os quais têm tido um olhar atento e assertivo para com o desenvolvimento da Cultura e preservação do património Arqueológico e histórico de um povo, mostrando-se bastante satisfeito por o Distrito da Guarda ter sido contemplado com esta magnífica obra, a qual muito irá contribuir para enriquecer ainda mais o vasto património existente.
Recorde-se, que há muito é esperada e prometida a abertura desta magnifica obra, que em si constitui um marco na história da Arte.
O Deputado José Albano, reconheceu que a finalização e a consequente abertura desta obra foi um compromisso eleitoral e que hoje sente uma elevada satisfação por considerar que a mesma está terminada, aguardando com expectativa que o Museu seja inaugurado no dia 30 de Junho do corrente ano, de acordo com informações prestadas pela Senhora Ministra da Cultura.
O Deputado José Albano agradeceu a todos os Autarcas eleitos nas listas do Partido Socialista no Concelho de Foz Côa, o empenho e o interesse que desde cedo manifestaram, nas diversas reuniões tidas, realçando o anseio do Povo e consequentemente de toda a região.
O Presidente da Comissão Politica Concelhia do PS Foz Côa, Vítor Magalhães afirmou que esta visita há muito tempo tinha sido solicitada uma vez que esta obra de extrema importância para o nosso Concelho, está a gerar muitas expectativas nos nossos autarcas e como tal devemos incutir-lhes esta dinâmica e esta proximidade de forma a envolvê-los na importância que tem o Museu para o futuro do nosso Concelho e da nossa região. Temos de nos convencer que estando todos unidos e a remar para o mesmo lado, o futuro será mais confiante, já basta o que aconteceu nos últimos 10 anos, onde cada um “puxou” para seu lado e por isso é que Foz Côa não deu o tão esperado salto. Neste momento, temos aqui uma grande obra, na qual o PS tem grandes responsabilidades, e que deve ser a alavanca para toda esta região, quer em relação ao Turismo ou à Cultura, mas deve ser também um incentivo á preservação e ao estudo do património. Como tal a futura gestão deve compreender estes eixos no seu todo e não se preocupar só com a investigação ou só com o património ou só com a arqueologia, porque há muitas coisas que se poderão fazer à volta desta ferramenta que é a arte do côa e à volta deste Museu. A investigação e o estudo deve ficar entregue aos arqueólogos e a gestão deve ficar entregue aos gestores, sendo estes os que têm de se preocupar com Planos de Actividades, com os orçamentos e com a execução do planeado de forma a atingir os objectivos que são propostos. Este Museu é de dimensão nacional e internacional, não devemos olhar para ele como a nossa casinha ou a nossa horta, não, devemos olhar para ele como uma instituição pública de grande dimensão e que deve ter o mesmo tratamento e a mesma entrega se estivesse instalado em Lisboa ou no Porto.

Sem comentários: