terça-feira, 27 de novembro de 2007

PS FOZ COA CONTRA ENCERRAMENTO POSTO DA GNR

Câmara de Foz Coa contra encerramento de posto da GNR
O Município de Foz Côa discorda do eventual encerramento do Posto da GNR de Freixo de Numão e reivindica mesmo o reforço do efectivo militar
Na sequência de algumas notícias vindas a público, acerca do possível reordenamento dos postos da Guarda Nacional Republicana (GNR), o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, Emílio Mesquita, tornou pública a sua posição.
Em nota de imprensa, subscrita pelo autarca, pode ler-se que a Câmara de Vila Nova de Foz Côa “não possui qualquer documento oficial que aponte para uma decisão ministerial de encerramento de postos de GNR” que, no caso específico do Concelho de Vila Nova de Foz Côa, “implique o encerramento do posto de Freixo de Numão”.
Segundo o documento, “em comunicado de 2 de Novembro, o Ministério da Administração Interna informa serem prematuros quaisquer comentários referentes a esta matéria, confirmando, no entanto, estar em posse de um plano de reorganização da GNR, elaborado pelas chefias desta força militar, ‘no sentido de uma melhor racionalização dos recursos’”.
“Ainda assim, o Ministério da Administração Interna ‘reafirma que a Liberdade e a Segurança dos portugueses é a sua principal missão e atribuição, pelo que as necessárias alterações territoriais do dispositivo serão concluídas atendendo às necessidades concretas das populações’”, refere a nota de imprensa.
Em segundo lugar, no mesmo documento, presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa e seu Executivo dizem discordar “do eventual encerramento do posto de GNR de Freixo de Numão atendendo a um conjunto de factores que, no seu entender, são reveladores das necessidades concretas das populações”.
São eles o facto de o posto da GNR de Freixo de Numão servir uma ampla área geográfica do Concelho de Vila Nova de Foz Côa que integra nove freguesias e que, “por razões de maior proximidade, poderão não ver atendidas as suas necessidades com a prontidão e eficácia que todos desejamos”.
Além disso, a Vila de Freixo de Numão “dispõe de um conjunto de serviços que movimentam diariamente para esta freguesia um número considerável de munícipes que desaconselha qualquer iniciativa que vá no sentido de encerramento do seu posto de GNR”. Posto isto, o Município de Vila Nova de Foz Côa “só pode ser solidário com as populações do seu Concelho que receiam pela sua segurança e, nesse sentido, reivindica o reforço do efectivo militar da GNR de Freixo de Numão, de modo a poder corresponder plenamente às necessidades dos munícipes deste Concelho”.
A nota de imprensa adianta ainda que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa e o seu Executivo “têm efectuado diligências no sentido do não encerramento do posto de Freixo de Numão e confiam em que, qualquer que seja a decisão final do Governo, o Concelho não ficará desguarnecido em matéria de segurança de pessoas e bens e que, pelo contrário, qualquer reorganização das forças da GNR deverá traduzir-se em maior operacionalidade, eficácia e segurança”.
E, por fim, reforça que autarca e Executivo municipal, “em diálogo com o Governo, tudo farão para que o Concelho seja dotado de mais e melhores meios de segurança”.
Terça, 20 de Novembro de 2007

Sem comentários: